segunda-feira, 12 de outubro de 2009

quando eu não era criança

Pra celebrar o dia das crianças vou compartilhar uma experiência de vida.
.
Toda criança (ou as mais sapecas) adora subir em árvores. Logo quando papai comprou o sítio, eu tinha uns 7 ou 8 anos, fiz a família toda subir na goiabeira e encenar as historinhas do Chico Bento. Tinha que roubar a goiaba e dizer: "hum... essa goiaba tá bão demais" com sotaque caipira.
Era ótimo passar o recreio da 1a série tentando chegar no galho mais alto da jabuticabeira do pátio da escola.
Minhas pernas cambitinhos viviam roxas e marcadas das estripulias.
.
Mais recentemente, no início do ano passado, fui relembrar com uns amigos os tempos de subir em árvores. Escolhemos uma árvore bem bonita, com o tronco se ramificando em 3 galhos fortes. Cada um subiu em um galho. Lá do alto, eu queria trocar de galho com o Tito, meu amigo. Pensamos se era melhor eu tentar pular pro dele ou descer pra subir de novo. Resolvemos que era melhor descer. Comecei a descer. Quando vi, o chão ainda estava longe e eu estava ralando a lateral do tronco (o meu) no tronco (da árvore). A minha queda foi de uns 2,5m, eu chuto. Minha lateral perdeu uma quantidade considerável de pele e ganhou uma quantidade considerável de farelos de tronco de árvore. Os braços arranhados, as pernas também.
Eu não conseguia enxergar o machucado maior. E ouvia meus amigos me falando: "não... preocupa não que tá tranquilo... você chega em casa e lava com sabão que vai dar tudo certo", e logo que viravam as costas pra mim comentavam entre si: "que isso!!! tá muito machucado... foi feio demais!!".
E foi mesmo. Cheguei em casa, lavei, passei remédios e pomadas cicatrizantes por uns dias e não secava. Foi nojento.
Resolvi ir na farmácia. Mostrei o machucado pra farmacêutica e ela perguntou:
- Nossa!!! Que machucado!! Como que aconteceu??
- Cai de uma árvore.
- Que inusitado, hein!
- Poisé...
.
O machucado sarou depois de uns dias, mas a marca dele ainda tá aqui. A sorte foi que aconteceu do lado esquerdo porque 1 semana antes de subir na árvore, fiz uma gaivota do lado direito e ela teria voado se fosse atingida pela árvore.

Nenhum comentário: