segunda-feira, 18 de maio de 2009

memórias de criança

Ainda não sei direito o motivo exato de colocar essas fotos de quando criança aqui. Obviamente pra compartilhar, mas no fundo tem algum motivo que vou descobrindo. Talvez seja um desejo de, no fundo no fundo, voltar a ser criança. Uma saudade de ter que acordar pra ver desenho ou brincar. Ir pra escolinha com o lanche do dia separado na merendeira e o tênis vermelhinho apelidado de Cascão. Chegar da aula e correr pra área de serviço pra tirar a praia que levava no pé depois do dia. Tomar o leite com nescau e muito (mas muito) açucar. Bem doce. Melado. E quando tinha queijo provolone era ótimo o contraste do doce do leite e o salgado do queijo.
Mas se parar pra pensar bem, continuava tendo minhas dificuldades e complicações de criança. Hoje, é a não vontade de fazer o tfg. Na época, era a dificuldade com os para-casas (há quanto tempo não via ou escrevia essa palavra antigamente tão corriqueira!). As manhãs eram bem mais divertidas vendo tv e depois indo pro clube. Lembro como se fosse ontem das minhas neuras com minhas pernas finas e com os meninos da escola que me enchiam a paciência. Na hora do recreio certa vez, um deles quase me enforcou. Tinha uma "brincadeira" de perseguição. Meninas perseguiam meninos e depois trocava. Não era pega-pega. Era um pouco diferente. Mas não esqueço o dia que um menino pegou uma corda, daquelas todas esfarrapadas, e tentava laçar as meninas. Fui laçada bem no meio da minha corrida. Obviamente, caí. E a corda marcou meu pescoço. Vi que aquela brincadeira já não era mais pra mim. Com o pescoço ralado, lágrima nos olhos e raiva no peito, parei de brincar. A vontade era de socar o menino joselito sem-noção. Mas deixei quieto, fui no banheiro, passei água no ralado e pronto. Depois, não brinquei mais.
E o machucado sarou. Assim como a neura da perna fina que passou, os para-casas que foram feitos, o leite que não continuou doce e o Cascão que foi lavado.

Um comentário:

Monicao. disse...

ai lu, que lindo!!! nossa, as x tb tenho a msm sensacao.. td tao dificil, votnade de voltar a ser crianca pelo menos por uma semana. delicia!.... mas as x com pequenas coisas a gente pode ser. votlar a ser. ou talvez continuar a ser, depende da pessoa ;)