segunda-feira, 27 de abril de 2009

escrever falar pensar

sempre achei que escrever é mais fácil que falar. tá. mentira. quer dizer, médio mentira. acho que quando escrevo, falo mais sobre o que penso. quando falo, meço mais as palavras. mas escrever é muito complicado também porque a cabeça vai a mil e as mãos não acompanham o pensamento e acabo muitas vezes pensando em sílabas, o que é bem esquisito. o que acontece quando escrevo muito é igual a quem fala muito. fico me contradizendo. a memória do que escrevi é pior do que a do que falei e aí em uma linha falo uma coisa e na debaixo já muda um pouco. nada muito exorbitante... mas pelo menos o escrito fica registrado pra gente ler quando quiser. a fala vai. e fica só na memória. outra vantagem de escrever é poder ler e reler e editar até que a coisa chegue ao destino final. se tivesse como editar o que falamos, talvez teríamos menos problemas. ou talvez nos preocuparíamos menos com o que falar. e consequentemente seríamos menos espontâneos. aí a vida ficaria chata e monótona. e até falsa mesmo.
quando escrevo me sinto mais livre. quando escrevo pra alguem tenho mais liberdade de contar as coisas, de criticar, de me abrir..., do que quando falo. isso é um bloqueio. uma desefa. acho que nem deve ser tão bom. nem tão ruim. vou aprendendo a equilibrar o que falo e o que escrevo. pra mim e pros outros.

Nenhum comentário: