terça-feira, 28 de abril de 2009

pipocas da memória

Minha memória de criança pipocou hoje. E aposto que a medida que vou escrevendo vai pipocar mais ainda. fatos simples as vezes, mas muito marcantes. Tudo começou porque fui ajudar minha mãe a emcapar umas cadeiras com plástico bolha. Lembro de quando era bem pequena estar na casa da Vovó Vevê, no quarto do lado da escada, entre a cama e o armário (um espaço bem restrito) junto com vários primos e alguns tios se enrolando em muito plástico bolha. Enrolando, estourando, pisando, mordendo, apertando. E muita gritaria e agitação que são peculiares às crianças felizes. Outra coisa peculiar é a imaginação. Sempre gostei de usar roupa velha pra ficar em casa. Quando pequena, maior um pouco que a do plástico bolha, tinha uma blusa dessas de propaganda. Peguei uma tesoura e tirei a gola. Com o tempo de uso, ela foi se desfazendo e uma das vezes que fui usá-la, vi que poderia virar a roupa do tarzan. Meus primos Paulinha e Gabriel estavam aqui em casa porque meus tios Dudu e Samira estavam de férias na Europa. Meu pai tinha acabado de viajar a trabalho e eu estava só com minha mãe e meus primos. Então fomos brincar de Tarzan e Chita. A brincadeira era simples, tipo casinha ou "vida" (como eu chamava casinha já na minha pré-adolescencia. brincar de casinha era mt de criança). Um era o Tarzan, a outra Chita, a outra uma mulher da selva amiga deles. Minha mãe tinha uns tapetinhos que colocava no braço do sofá. Como neles cabiam uma criança pequena (tipo eu) encolhida, viraram as camas. No meio da brincadeira, o Tarzan (que era o mais novo da trupe) escorregou na "cama" e rachou a língua. Exatamente. Rachou igual lingua de cobra. Partiu no meio e até hoje não entendemos exatamente como aconteceu. Ele levantou, babando sangue, eu olhei chocada, minha mãe saiu correndo do computador e foi levar ele pro hospital. Fiquei com minha prima que é 4 anos mais nova que eu. Mais tarde chegou um primo que já era adulto pra ficar com a gente, mas ele chegou tarde... Nós duas já tínhamos mandado um email contando o fato pros meus tios que estavam de férias. Agora, imagina um email contando isso, escrito por 2 crianças! Claro que minha tia ficou apavorada. Mas depois minha mãe mandou um outro explicando que já estava tudo bem.
Tenho outras lembranças muito completas e nítidas... Quando tinha uns 4 ou 5 anos, estava na casa da Vovó Maura vendo a tv do Vovô Benone, lá no quarto deles. A tv ficava ao lado da cama, no final da parede que tinha a porta. Eu ficava de costas pra porta pra ver tv. Estava passando Domingão do Faustão e tocava lambada. Eu estava com um conjuntinho de saia soltinha e rodada e mini-blusa com manguinha azul bebê. Era a roupa perfeita pra lambada, então logo me joguei na pista e arrisquei meu rebolado acompanhando a música. Bem desinibida e soltinha. Eis que ouço uma risada e quando olho pra porta fui flagrada! Minha tia e acho que meu pai também estava lá me admirando. Obviamente fiquei roxa e não dancei mais.
Bom lembrar dessas coisas...

2 comentários:

Ana disse...

Hahahaha!!!
Eu pamo Tuiuiu!!!!! E já sei falar o R, ó: brrrrrrrrusa!

monicao disse...

Lu!
super mega fofo seu blog, pena q nao sabia de sua existencia antes... adoro! bjs

-monicao